[✔️] De acordo com a lei 12.965/2014 e 13.709/2018, autorizo a ColabCine a enviar comunicações por e-mail, whastapp ou qualquer outro meio e concordo com a sua política de privacidade.
O que torna uma boa ideia um bom roteiro?
Ao longo de anos ensinando escrita de roteiro audiovisual e fazendo consultorias no mercado, a primeira coisa que me vem à cabeça lendo os trabalhos de alunos e iniciantes é: isso está sem “pé nem cabeça” - histórias com potencial, porém, mal desenvolvidas. Resultado: esses projetos não vão para a frente.
Venha ver na prática como as ferramentas de análise de dramaturgia que eu ensino podem transformar uma boa ideia num roteiro qualificado e, enfim, num produto vendável.
Como saber se o meu roteiro não tem “pé nem cabeça”?
Nessa aula você vai aprender a olhar cirurgicamente para o seu roteiro e conseguir, através de ferramentas de análise dramatúrgicas e do conhecimento de processos, salvar o potencial de sua história da confusão.
Ao final do WorkShop serão abertas novas vagas para a Consultoria Individual de Projeto, com Ana Johann.
Mas o que é a consultoria e para que serve?
Numa busca constante por novas formas de aprimorar o ensino de cinema no Brasil, a equipe da ColabCine saiu pelas produtoras de cinema do Brasil, em busca de uma resposta:
Por que a maioria dos roteiros não vão pra frente?
E a resposta nos surpreendeu, porque é muito mais simples do que o que imaginávamos.
Não se trata de falta de originalidade, cenas criativas, boas histórias, temas relevantes ou de apelo popular.
O que impede a maioria dos roteiros de seduzir produtores, avaliadores de edital e os canais de streaming é a incapacidade de seus criadores de responderem a seguinte pergunta: Por que essa ideia precisa ser um filme?
E fez total sentido.
Isso é o que nós chamamos por aqui de pura e simples falta de experiência.
Dentro das salas de roteiro, dos laboratórios de roteiro e das reuniões de desenvolvimento que acontecem no mercado todos os dias, muita atenção é dedicada a responder perguntas básicas como essa. E esses processos são coletivos justamente porque o olhar externo ajuda o roteirista a criar algo vendável, adequado e, também, melhor. A resposta para a pergunta é a essência do projeto.
E é esse tipo de vivência que estamos trazendo para você agora.
Ana Johann é nossa instrutora de roteiro porque já escreveu filmes premiados, séries, livros e teses. É uma estudiosa da dramaturgia, além de profissional destacada no audiovisual.
Agora ela lança sua consultoria individual exclusiva.
A ColabCine sempre busca a balança perfeita entre qualidade e acessibilidade. Por isso, a nova Consultoria Individual de Projetos sai por uma fração do valor das tabelas de preços do mercado.
ColabCine | © Copyright 2023